Exodus - Julie Bertagna [ Resenha ]

É 2100 e o mundo como conhecemos não existe mais. As cidades estão debaixo d’água e a civilização foi revertida a um estado primitivo. Em uma ilha isolada do norte, Mara, de apenas quinze anos, tem vontade de liderar seu povo em busca de um recomeço.
Esta história comovente e poderosa leva à reflexão sobre a crise climática que enfrentamos hoje e as relações humanas levadas ao extremo.

Editora: Farol.
I.S.B.N.: 9788562525315
Páginas: 344.

A ilha de Wing é uma das últimas partes do mundo que não está encoberta de água, mas isso logo irá mudar. Estamos em 2100, e o mundo que conhecemos foi destruído por catástrofes ambientais. Mara, nossa protagonista, se vê obrigada a procurar uma solução para salvar seus parentes e amigos de morrerem afogados em suas próprias casas. 
Passeando pelo que sobrou do ciberespaço da Wave (uma espécie de internet do futuro, mas já não utilizada), Mara conhece uma Raposa e descobre pistas sobre a existência de cidades construídas acima do mar, e convence seu povo de navegar até lá. 
Após dias de viagens turbulentas, a esperança retorna quando avistam Munno (Mundo Novo). Mas o que encontram é totalmente diferente do que imaginavam, e Mara sente-se culpada. Ao invés de uma recepção preocupada, dão de cara com uma gigante muralha que impede a entrada na cidade, e centenas de outros barcos com tripulantes na mesma situação. 
Mas ela não desiste, e percebe meninos abandonados que transitam entre a muralha e uma entrada estranha. Os garotos não falam, comunicam-se apenas com gestos, e oferecendo um bem antigo a um deles, Mara consegue passar pelos tiros dos policiais e adentrar em um mundo totalmente desconhecido, um mundo submerso, abaixo de Munno. 
Lá encontra os Treenesters, um povo que não conhece a luz do dia mas que passa pela apreensão pela qual ela já passou, a de não ter mais onde morar. Logo os Treenesters  reconhece-a como a garota que irá trazer de volta a paz para suas vidas, de acordo com uma antiga profecia.
Então ela decide que chegar a grande cidade e conseguir ajuda agora é mais que essencial, após uma busca de rotina, uma policial morre sem que seus colegas percebam e disfarçada, Mara chega a Munno. 

Caledon sorri educadamente e eles o seguem para dentro do gabinete. 
Ao lançar olhares de relance ao velho, Mara fica impressionada 
com o fato de Candleriggs ser muito mais retorcida e aparentar mais idade do que ele. 
Mas, claro, Calendon não viveu os últimos sessenta anos pendurado numa árvore agitada pelas tempestades em um mundo afogado.

E... eu só vou contar até aqui, seria spoiler de mais. Não posso dizer que não gostei do livro, mas faltou algo na história. Algumas partes são muito intensas sem precisão, e outras curtas de mais. Certas vezes me pegava pensando "Isso aconteceu mesmo ou ela está sonhando?". Uma reclamação que eu vi antes de ler e que não pude deixar de reparar enquanto lia é a grande quantidade de vezes que o nome 'Mara' é escrito, um homem no Skoob contou mais de quarenta vezes (socorro! haha), eu não me dei a esse trabalho, mas sei que foram muitas e muitas vezes.
- As pessoas vivem em função do nascer e do pôr do sol - insiste Gorbal. - Agora, 
um porco-espinho ou um esquilo poderiam contar a vida deles em anos porque dormem no 
inverno e acordam no verão, mas nós dormimos ao pôr do sol e nos levantamos 
quando ele nasce. Por isso somos parte da história do dia.

Capa: 3/5
História: 4/5
Personagens: 3/5
Narrativa: 3/5 

6 comentários:

HONORATO, Sandro. disse...

Adorei a resenha >.<

Beijos
...............
www.rimasdopreto.com

Aline Coelho disse...

Muiiiiito legal seu blog, parabéns pelo trabalho bem feito. já estou seguindo =)
Agora gostaria de te convidar a fazer uma visitinha ao meu blog
http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com/
e se gostar e puder me ajudar no crescimento do mesmo com sua opinião e não esquece de me seguir, ok???
Ainda estou no inicio e fico muito agradecida com o apoio =)
Ótimas leituras e sucesso!!!!

p.s. não esquece de participar da promoção seguidores ok!!!

Simone Oliveira disse...

Amiga, seu blog tá lindo. Tá ficando boa nisso, hein!
Olha, deixa te dizer: recebi o seu monstrengo, FINALMENTE!!!!!!!!
Fiquei super emocionada com a cartinha, a caixinha, tudo tão lindo *-* Agora vc espera aí a minha resposta!
Beijo Beijo

Thais Priscilla disse...

Esse livro parece ser bem interessante.

Beijocas,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Thaís Varine disse...

A capa é tão linda que espero uma história a altura. Queria não me decepcionar quando ler. Gostaria que superasse as expectativas, mas nem sempre é assim =/

Michelle disse...

Já ouvi falar desse livro, mas é a primeira resenha que eu vejo.
Parece ser legal, mas a história não me conquistou muito, acho que não é o meu tipo de livro!
Mas adorei a resenha ^^
Beijinhos
Michelle, Minha Bagunça

Postar um comentário

 
Layout de Giovana Joris