Jogos Vorazes - Suzanne Collins [ Resenha ]





A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 



Editora: Rocco.
Autora: Suzanne Collins.
ISBN: 9788579800245
Páginas: 397
Avaliação: 5/5    

Me sinto atrasada resenhando este livro só agora. Todos as blogueiras e blogueiros literários que conheço já haviam lido em 2010 e o elogiaram muuito, o que me levou a comprar, além do lançamento de Em Chamas, o segundo volume da série.



Em Panem, antiga América do Norte, há 12 distritos que são liderados pela Capital. Todos os anos a Capital realiza os Jogos Vorazes para provar aos distritos o controle que tem sobre eles, convocando um garoto e uma garota de cada para lutarem até a morte. 


Katniss mora com sua mãe e sua irmã, Prim. Sai todos os dias para caçar com Gale, seu melhor amigo, mesmo essa prática sendo proibida, mas é o único modo de manter sua família viva, o que não acontece no restante do distrito.

As regras dos Jogos Vorazes são simples. Como punição pelo levante, cada um dos doze distritos deve fornecer uma garota e um garoto - chamados tributos - para participarem. Os vinte e quatro tributos serão aprisionados em uma vasta arena a céu aberto que pode conter qualquer coisa: de um deserto em chamas a um descampado congelado. Por várias semanas os competidores deverão lutar até a morte. o último tributo restante será o vencedor. - pág. 25

Assim como todos os anos, chega o dia da colheita, que é a seleção dos representantes de cada distrito. E Katniss se vê obrigada a assumir o lugar da sua irmã após a mesma ser sorteada. O garoto sorteado é Peeta Mellark, um velho conhecido de vista dela.

A partir daí os 24 tributos são envolvidos pelo ânimo da Capital e colocados em uma arena em forma de floresta para se matarem.
Mas, seja por estratégia ou não, um romance entre Katniss e Peeta surge, deixando os telespectadores apaixonados pelo casal, mas no fim, só um pode sobreviver... 


Por fim, Gale está aqui. Talvez não haja nada romântico entre nós, mas, quando abre os braços, não exito nem um pouco em abraça-lo. Seu corpo me é bem familiar, a maneira como ele se move, o cheiro de fumaça de madeira. Até mesmo as batidas de seu coração eu consigo reconhecer devido aos momentos em que somos obrigados a ficar no mais absoluto silêncio durante as caçadas. Mas essa é a primeira vez que realmente o sinto, esguio e musculoso, junto ao meu corpo.

Movo-me o mais rápido que posso. Os óculos são realmente fantásticos, mas ainda sinto muita falta do meu ouvido esquerdo. Não sei exatamente o que aconteceu, acho que a explosão causou algum dano profundo e irreparável. Pouco importa. Se eu voltar para casa, vou estar tão podre de rica que serei capaz de pagar alguém para ouvir as coisas por mim.
Esse livro me surpreendeu, mesmo com todas as resenhas positivas e os fãs formados, eu não esperava muito, por não o meu tipo de livro preferido. Mas eu adorei! A história é muito bem narrada, e por se passar no futuro da otoque ideal. Fiquei tensa, triste (principalmente pela Rue), curiosa e surpresa, muito surpresa. E antes mesmo de eu terminar de ler, saiu a primeira imagem da Jennifer Lawrence como Katniss, e ela ficou perfeita, exatamente como imaginei. Estou super ansiosa pelo filme *-*

1 comentários:

Postar um comentário

 
Layout de Giovana Joris