Cidade dos Ossos (Os instrumentos Mortais #1) – Cassandra Clare

Cidade dos Ossos
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 

Avaliação: ★★★★★ 
Editora: Galera Record.
ISBN: 9788501087140.
Páginas: 462.

Tenho de admitir que este é um livro que passou mais tempo do que deveria na minha fila de espera, tendo em vista que o tenho desde março do ano passado. Lembro-me de ter lido o primeiro capítulo no Submarino, gostado bastante e feito à compra. Agora, quase um ano depois de tê-lo em mãos (e depois de muita – mas MUITA! – insistência da Má) resolvi ler e, confesso, esperava bem menos, mas me surpreendi, pois a cada página lida me encontrava mais e mais envolto com a trama e com alguns dos personagens. 
Em Cidade dos Ossos a Cassandra Clare consegue, de forma bastante coerente, trazer a tona dois dos grandes tabus da atualidade ao mesmo tempo em que nos permite entrar em um universo totalmente novo, ou melhor, ver o universo que já conhecemos com novos olhos.

O primeiro encontro de Clary com Jace, Alec e Isabelle é no mínimo inusitado, já que ela presencia o que acredita ser o assassinato de um adolescente. E é depois desse encontro inesperado que Clary descobre que toda sua vida, com exceção de sua amizade com Simon (personagem com quem mais me identifiquei na trama), não passa de uma grande mentira. Após receber uma ligação de sua mãe, que parecia muito nervosa, Clary sai correndo para o apartamento onde vivem para tentar salvá-la, mas ao chegar lá não encontra o mínimo sinal de Jocelyn, ao invés disso há um monstro enorme que tenta devorá-la. Salva por Jace, Clary descobre que ele, Alec e Isabelle são na verdade Caçadores de Sombra e levam a vida caçando demônios e outros seres do submundo. E esta é apenas a primeira de tantas outras cenas de ação que a Cassandra nos oferece durante o desenrolar da estória.

A autora convida-nos então a juntar-nos a Clary na busca desenfreada por sua mãe e juntamente descobrir mais do que ela nunca soube a respeito de seu passado, sua história e até mesmo sua identidade. Um dos pontos mais altos da série é a desenvoltura dos personagens, donos de personalidades únicas, o que em minha opinião foge um pouco, mas não totalmente, do clichê que a maioria dos YA’s atuais traz consigo.

A leitura do livro é rápida, porém coerente e assim não demoramos muito a ter respostas para a maioria de nossas dúvidas, que continuam surgindo uma atrás da outra. Por várias vezes me peguei deduzindo coisas através das pistas que a Cassandra deixa nas entrelinhas, sorrindo a cada acerto e me surpreendendo a cada descoberta inesperada.

Portanto, afirmo que Os Instrumentos Mortais é uma série de literatura fantástica na qual vale a pena apostar. Pois, há aventura, ação, muito do universo sobrenatural e por que não uma boa dose de romance? Mas há principalmente sentimento. Do inicio ao fim.

Dito isto, vou-me embora, pois Cidade das Cinzas já está aqui ao meu lado, esperando para ser devorado.

E como há braços, abraços.

Caleb Henrique.

7 comentários:

Má Araújo disse...

Finalmente você leu Caleb e como eu já tinha dito zilhões de vezes o livro é muito bom. Então termina logo Cidade das Cinzas, pois já estou louca pra contar spoilers. E como sempre você escreveu muito bem e disse apenas o necessário, se fosse eu tinha revelado o final. haha

Gustavo disse...

Resenha muito bem escrita.Entendi muito bem do que se trata o livro e confesso que até despertou a vontade de lê-lo.Apesar de ter sido sua 1° resenha,foi muito bem escrita Caleb! Parabéns!

Ivonise Pontes disse...

Gostei muito da resenha, acho que estava com você quando você leu o primeiro o capitulo , ou pelo menos sei que li junto com você,fiquei com vontade de ler na época mas agora depois de ler a resenha que você fez o desejo de ler aumentou ainda mais. Falta descobrir quem vai ficar com quem rsrsr.? Um livro indicado por Caleb Henrique pode ter certeza de que vai gostar, ele tem muito bom gosto para livros todos que li indicados por ele foram muito bons.

'Mairana disse...

Haha, já tinha vontade de ler o livro (por causa da Má também) agora a vontade aumentou. Como sempre, está de parabéns pelo post. (:

thamiressilva18@yahoo.com.br disse...

eu estava louca para ler esse livro e agora quero dinheiro para poder compra-lo. caleb como sempre impecável.

Unknown disse...

Ahhh!

Que lindo! Acho muito bacana quando alguém começa e se revela um super resenhista!
Muito a resenha Caleb! Muito bem escrita! E fala sério Cidade dos Ossos é o máximo mesmo! Né?
ADOROOOO!

Um prazer te encontrar aqui! Bjinhooos!
Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo!

Anônimo disse...

Caleb do céu, você tava tentando me deixar pior? Já li CdO e no início não goste, mas depois fui tomada de tal forma pela história que nossa... E o que foi o final dessa história, ein, ein?! Ah, pelo que tão dizendo essa foi a sua primeira resenha... Poxa, poucas pessoas fazem uma primeira resenha tão boa assim!

Ah, será que você podia seguir meu blog? Já estou seguindo aqui ;)
Beijokas, Gislaine, http://jeito-inedito.blogspot.com

Postar um comentário

 
Layout de Giovana Joris